Crescendo na Graça e no Conhecimento, e no Apascentamento
A BELEZA DA PREGACÃO DO EVANGELHO
18/08/2016

ROMANOS 10.13-15 – A BELEZA DA PREGACÃO DO EVAGELHO
I. CONDICÕES PARA ALGUÉM SER SALVO:
1. Para alguém ser salvo é necessário invocar o nome do Senhor, (v.13).

2. Para invocar é necessário crê, (v.14a).

3. Para crer é necessário ouvir falar dele, (v.14b). Como alguém pode crer naquele que não conhece e nunca ouviu falar?

4. Para ouvir de Cristo é necessário que alguém pregue a Cristo, (v.14c);
Só há salvação em Cristo At 4.12: “Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos”. Não basta ser religioso, é necessário crer no nome de Jesus. (Ex.: Cornélio At 10).

5. Mas para isso é necessário que alguém seja enviado, (v.15a).
Enviados – grego apostalosin, apostolosenviar. Alguém enviado com uma missão. No Novo Testamento a palavra apóstolo é usada com três sentidos diferentes:

5.1. NO sentido geral – em que todos nós somos enviados por Cristo ao mundo para pregar o Evangelho.
Jo 17.18: “Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo”.
Jo 20.21: “Novamente Jesus disse: Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

5.2. Num sentido restrito aplica-se aos doze discípulos e a Paulo que foram chamados diretamente por Cristo (Lc 6.12,13; Gl 1.1).

5.3. É usado também no sentido secundário que é o missionário – aquele que planta igreja aonde não tem. Ele não está preso a uma igreja, ele vai para o campo.

Para que os homens invoquem a Deus, rogando-lhe a salvação, é mister que haja pregadores, pois homens chegam a ter fé quando ouve a mensagem do evangelho e a aceitam.

O próprio Cristo foi o maior dos pregadores. Foi o enviado de Deus. Missão nasceu no coração de Deus. O Pai o enviou ao mundo para pregar as boas novas. E sua missão precisa continuar, portanto, ele também nos envia ao mundo para anunciarmos as boas novas.

A palavra “missão” tem sua raiz na palavra latina para “remeter” ou “enviar”. Ser cristão inclui ser enviado ao mundo como representante de Jesus Cristo. Jesus não nos chamou apenas para vir a ele, mas também para ir por ele. Exemplos de pessoas que foram chamadas e enviadas por Deus, Isaias (Is 6); Ezequiel (Ez 3)

II. A BELEZA DE ANUNCIAR O EVANGELHO, v.15b

No contexto original de Is 52.7, esta palavra se refere à restauração de Israel quando estava cativo na Babilônia.
Pés – são declarados como belos, à moda poética, por quanto os pés são os meios físicos de transporte dos mensageiros do evangelho. Os pés, portanto, são símbolos da pessoa inteira que anuncia as boas novas. Isso eqüivale a dizer: quão belos, quão agradáveis, quão dignos, quão merecedores de honra e respeito são os mensageiros que levam as boas novas de salvação a todos os povos.

III. É FORMOZO OS PÉS DE QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS:

1. Porque anuncia uma mensagem de esperança. Vivemos num mundo sem esperança, que esperança há para os jovens que estão se acabando nas drogas; para um país dominado por corruptos. A falta de esperança tem levado muitas pessoas a desistirem de viver, a desistirem da igreja, etc. A mensagem do Evangelho é uma mensagem que traz esperança para aqueles que não têm.
Rm 15.13: “Que o Deus da esperança os encha de toda a alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo”.

2. Porque anuncia uma mensagem poderosa. Tem o poder de salvar todo aquele crê. Tem o poder de transformar o mundo.
Rm 1.16: “Não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê…”
Podemos mudar o mundo não com o poder militar, não é com guerras, mas com o poder da mensagem do evangelho.

3. Porque anuncia uma mensagem que traz cura e libertação.
Lc 4.18,19: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação das vistas aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”. Jesus citando Isaias 61; declara que ele veio para curar e libertar, para transformar vidas. As pessoas sem Cristo estão presas ao pecado, ao mundo e ao diabo. Jesus veio trazer liberdade.

4. Porque é uma mensagem de reconciliação.
2Co 5.18-20: “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio…”
Todos pecaram e estão separados de Deus, a mensagem do Evangelho tem como objetivo reconciliar o homem com Deus.

5. Porque é uma mensagem que determina o futuro da humanidade.
Mt 24.14: “E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim”.
Mc 16.15,16: “E disse Jesus: vão pelo mundo todo e pregue o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.
Conclusão

Anunciar a mensagem de Cristo é um projeto lindo e emocionante. É um privilégio e não um fardo. Todos nós somos convocados a anunciar esta linda mensagem.
Quão belos são os pés! Do ponto de vista dos céus, nada existe tão amável sobre a terra como a pregação do nome de Jesus Cristo. Geralmente essa tarefa leva o obreiro às circunstâncias mais estranhas e difíceis; às vezes cansados pensam em parar, porém, o Senhor diz, o tempo todo, quão belo são os pés dos que anuncia coisas boas.
Anunciar boas novas é um privilégio formidável. Embora seja uma grande responsabilidade, é também uma incrível honra ser usado por Deus.

Comentários

Comentários

 

Tel: +55 (11) 2097-2787
E-mail: contato@insjesuscristo.com.br

Compartilhe : Siga-nos : 
Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo ® 2013 - Todos os Direitos Reservados   Web Design Masters da Web