Crescendo na Graça e no Conhecimento, e no Apascentamento
CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA RELIGIÃO
18/08/2016

CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA RELIGIÃO – Tg 1.26,27

Introdução

“Minhas mais profundas dúvidas sobre a fé podem ser resumidas numa única pergunta: por que ela não funciona? Por viajar pelo mundo todo, vejo que o cristianismo traz uma série de melhorias à cultura. Educação, ciência, medicina, direitos humanos, democracia, arte, caridade – todas essas coisas se desenvolveram com maior vigor a partir de raízes cristãs e permanecem estagnadas em alguns dos países não cristãos que visitei. Porém, quando falo com muçulmanos ou hindus devotos, eles citam as diversas guerras que assolaram a Europa durante sua fase predominantemente cristã e o crime, a decadência e a ruptura da família que caracterizam o ocidente cristão atual. Não tenho defesa contra esses argumentos.jamais encontrei algum seguidor de qualquer religião que não lenha apreciação por Jesus, mas e quanto à Igreja?” (Philip Yancey).

O que está acontecendo com a fé professada por milhões de pessoas no Brasil? Há anos eu ouço expressões como: “O Brasil é do Senhor, São Paulo é de Jesus, a fé move montanha, mudaremos o mundo em nome de Cristo” e muitas outras. Mas o que tem mudado de fato? A igreja está sendo conhecida mais pelos escândalos do que por sua fé. A pobreza, a corrupção e a desigualdade social se alastram pelo nosso país. E a igreja o que tem feito? Nada, às vezes, até mesmo legitima a corrupção. Portanto, com base neste texto vamos refletir sobre as características de uma verdadeira religião.

 

Neste Texto Tiago apresenta três características da verdadeira religião:

 

I. A verdadeira religião é demonstrada no uso correto da língua – v.26

1. Se alguém supõe ser religioso.

2. Se não souber usar a sua língua está enganando a si mesmo. Refrear a língua (gr. Chalinagogeo) guiar com arreios, controlar ( 3.2-12) ;

A língua é como um animal selvagem. Se for controlada e dirigida de modo apropriado, poderá ser usado para o bem.

Mas seus poderes destruidores serão enormes, se não for usada corretamente.

A pessoa que deixa de controlar a sua língua acaba enganando o próprio coração na questão da veracidade de sua religião. Ele é um mero ouvinte da Palavra e, quando falha em colocar em prática aquilo que ouve, mostra que a sua religião é vã.

3. O verdadeiro teste de qualquer confissão religiosa não é o ritual externo de adoração, mas a obediência, sem ela a religiosidade é vã, vazia, inútil e infrutífera.

 

II. A verdadeira religião é demonstrada através do cuidado para com os necessitados – v. 27b

1. A Bíblia afirma que a salvação é somente pela fé, mas, as boas obras estão condicionadas a ela (Ef 2.8-10).

2. Cuidado pelos órfãos e as viúvas é uma ordem do Antigo Testamento como uma forma de imitar o cuidado do próprio Deus – Sl 68.5: “Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus…” – Veja também Is 1.10-17.

3. Devemos expressar a nossa fé de maneira altruísta, isto é, amando o próximo, mostrando feitos de bondade e misericórdia.

“Quem tem uma vida espiritual, quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo, não consegue ficar indiferente aos sofrimentos do próximo” (Jung Mo Sung).

 

III. A verdadeira religião é demonstrada numa vida santificada – v. 27c

1. Guardar incontaminado do mundo. A pureza moral é outra marca da religião pura.

2. Guardar-se incontaminado do mundo significa evitar que pensemos e ajamos de acordo com o sistema de valores da sociedade que nos cerca – Rm 12.1,2.

Conclusão

A verdadeira religião só pode ser demonstrada através de uma vida santa e cheia de misericórdia para com os necessitados, a exemplo do bom samaritano (Lc 10.25-37).

Pr Adriano

Comentários

Comentários

 

Tel: +55 (11) 2097-2787
E-mail: contato@insjesuscristo.com.br

Compartilhe : Siga-nos : 
Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo ® 2013 - Todos os Direitos Reservados   Web Design Masters da Web