Crescendo na Graça e no Conhecimento, e no Apascentamento
JESUS TRANSFORMA DETALHES EM NOSSA VIDA
18/08/2016

JESUS TRANSFORMA DETALHES EM NOSSA VIDA – João 2.1-11

Introdução

O primeiro milagre que Jesus realizou foi numa festa de casamento. Lemos no texto que Jesus e seus discípulos foram convidados para uma festa de casamento, para os judeus o casamento era realizado em meio uma grande festa, durava até uma semana, como muita, música, dança, comida e é, claro bastante vinho. O que nos chama atenção neste relato é que Jesus não era um asceta, mas uma pessoa alegre e gostava de está em companhia de outras pessoas e até mesmo numa festa. E nesta festa que Jesus realiza um dos milagres mais importante de seu ministério, muitos podem pensar e até mesmo questionar o que há de importante neste milagre. A questão não tanto o milagre em si mesmo mais o que ele representa no ministério de Jesus. O texto diz que ele foi um sinal que tinha como objetivo revelar a sua glória para seus discípulos. Jesus queria mostrar que o seu ministério seria um ministério transformador; por onde Ele passasse as coisas iam se transformando. Todos que eram tocados por ele tinham suas vidas transformadas.

João inicia seu evangelho falando de Jesus como o Verbo Divino: ele cria todas as coisas, é a luz dos homens, é vida, é o verbo encarnado e é também o que tem o poder de transformar todas as coisas. É esta mensagem que João que transmitir pra nós com este primeiro milagre.

 

I. TRÊS DIAS APÓS JESUS TER ENCONTRADO COM NATANAEL ACONTECE UMA FESTA DE CASAMENTO – vv. 1,2.

1. A mãe de Jesus estava lá – provavelmente ela fosse conhecida dos noivos e até mesmo parente.

2. Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento – v.2.

 

II. A GRANDE SURPRESA – acaba o vinho – vv. 3,4

1. Jesus é informado por sua mãe que o vinho tinha acabado – v.3

2. A resposta que Jesus deu a sua mãe – v. 4. (“Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora” BLH). Jesus  não está sendo áspero com sua mãe e nem desrespeitando-a, mas declarando a ela que ele sabia de todas as coisas e hora certa de agir.

 

III. A PRIVIDÊNCIA DE JESUS – vv. 5-11

1. A mãe de Jesus fala para os serviçais da festa que ele está no controle, por isso devem fazer o que ele mandar – v. 5. Maria entendeu a mensagem e assim transmitiu aos serviçais.

2. Jesus usou o que era vulgar e transformou em algo nobre – v. 7. As talhas de pedra ele as transforma em taças e a água que era usada na purificação dos convidados ele a transforma em vinho, não qualquer vinho, mas em um bom vinho.

2.1. Jesus ordena que eles encham os potes de água, e eles obedecem – vemos aqui o principio de obediência.

2.2. Mandou levar ao encarregado da festa – v. 8,

3. O encarregado da festa ficou surpreso com a qualidade do vinho – v. 9,10

 

ALGUMAS LIÇÕES QUE PODEMOS TIRÁ DESTE MILAGRE:

 

1. Na Bíblia, vinho novo simboliza um novo tempo.  Jesus transforma aquilo que é tradicional em algo novo. Jesus veio para inaugurar uma nova era, um novo tempo. As talhas e água representavam a velha ordem, as velhas tradições, pois eram usadas na purificação cerimonial. Jesus veio com este propósito transformar coisas velhas em novas. Ele transforma detalhes em nossas vidas.

 

2. Vinho também simboliza a alegria. Um casamento sem vinho naquela época uma coisa muito triste. Acabando o vinho acabava também a festa. Mas Jesus não deixou a festa acabar, pois ele supriu o que era necessário para que a alegria da festa continuasse. O nosso Deus é um Deus festivo e deseja que a nossa vida seja uma verdadeira festa, Ele quer celebrar conosco. Deus é alegre, por isso Ele transforma as tristezas de nossa vida em alegria, os prantos e júbilos.

3. Jesus interferiu numa situação que estava fadada ao fracasso. Numa situação daquela, o noivo ficaria envergonhado e humilhado, mas Jesus misericordiosamente realizou um milagre em meio a festa livrando-o da humilhação e vergonha. Assim também ele interfere em situações que nos envergonha.

 

4. Nossos recursos humanos são finitos. Tudo o que temos o fazemos não são duráveis, precisamos de vez em quando de um milagre em nossa vida. Aqueles noivos foram pegos de surpresa, por mais que eles tenham se preparado, contratado pessoas para trabalhar na festa, comprado grande quantidade de vinho, mas este acabou. É importante atentarmos para isto, pois, em muitos casos, nossos planos acabam falhando, somos limitados.

 

5. Atransformação acontece secretamente. Poucas pessoas viram o milagre, somente os serviçais, nem mesmo noivo sabia o que estava acontecendo (v.9). A transformação aconteceu secretamente dentro das talhas de pedra, foi de dentro para fora. Muitas vezes Deus realiza milagres em nossas vidas que não percebemos.

 

6. Este milagre foi um sinal introdutório. Foi o primeiro com o objetivo de mostrar a seus discípulos a sua glória demonstrando que de fato Ele era o Messias – v.11.

Comentários

Comentários

 

Tel: +55 (11) 2097-2787
E-mail: contato@insjesuscristo.com.br

Compartilhe : Siga-nos : 
Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo ® 2013 - Todos os Direitos Reservados   Web Design Masters da Web