Crescendo na Graça e no Conhecimento, e no Apascentamento
ORAÇÃO NÃO ATENDIDA
18/08/2016

ORAÇÃO NÃO ATENDIDA – Tg 5.16-18

Introdução

Porque minhas orações não são respondidas? Esta pergunta tem sido feita por muitos cristãos. E, às vezes, ficam chateados e desanimados por orarem constantemente e não verem nenhum resultado. Alguns pararam até mesmo de orar.   Estes dizem: “Não adianta orar, Deus não me ouve”. Na verdade Deus sempre ouve. A Bíblia diz que ou ouvidos de Deus não estão tapados para que ele não possa ouvir (Is 59.1).

Mas existe alguns elementos que impedem Deus responder as nossas orações.

 

1. PEDIR MAL – Tg 4.3: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. Esse é um dos motivos de nossas orações não serem respondidas. Elas são feitas com motivos egoísticos e gananciosos.

 

No v. 2 Tiago diz que o motivo de algumas pessoas não receber nada de Deus é porque não pedem. “Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis”. Mas em seguida ele admite, sim, vós pedis (v.3), mas o pedido é feito de modo errado, com intenções erradas e por isso não são atendidos.

Jesus havia prometido: Pedi e dar-se-vos-á (Mt 7.7). Mas, é claro, Jesus tinha em mente aqueles pedidos que se concentram e tem seu motivo no Reino e na vontade de Deus (Mt 6.9,10); não pedidos relacionados aos prazeres que estão em guerra com nossa alma: “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” (Tg 4.1). (Douglas MOO. Tiago: Introdução e comentário p. 141).

 

Algumas orações não são respondidas porque estão centralizados no homem e não em Deus e Sua vontade.

 

2.  POR DUVIDAR DA PALAVRA DE DEUS – Tg 1.6,7: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa”.

A Dívida é um entrave na vida cristã. A vida cristã é por natureza uma vida de confiança inabalável no caráter de Deus. A dúvida acaba sendo um insulto ao Senhor. Pois, orar e duvidar é zombar de Deus.

Pedir com fé é ter certeza que Deus sempre responde. Mesmo quando não recebemos o que desejamos, ainda assim temos certeza que ele nos respondeu.

 

3. POR TER PECADO NO CORAÇÃO – Sl 66.18: “Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido”. Guardar iniqüidade no coração; a questão aqui não é tanto o fato de cometer algum pecado, mas sim de viver no pecado.

Is 59.2: “Mas as vossas iniqüidades (pecados) fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados escondem o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça”.

 

 

4. DESOBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS – Pv 28.9: O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”. Muitos querem receber alguma coisa de Deus, mas agem como Saul que foi repreendido pelo profeta Samuel: “melhor é obedecer do que sacrificar” (1Sm 15.22).

 

5. PROBLEMAS CONJUGAIS – 1Pe 3.7: “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”.

Os problemas conjugais não somente afetam o relacionamento entre marido e esposa, mas também o relacionamento de ambos com Deus. Como falar com Deus e está mal com o conjugue?

 

 

Conclusão

Antes de fazermos a pergunta: Por que Deus não ouve a minha oração? Devemos olhar para dentro de nós mesmos e procurar saber se há alguma coisa que está interferindo em nosso relacionamento com Deus.

O que importa não é o quanto oramos, mas como oramos. Não é quantidade de oração, mas a qualidade – Deus não está tão preocupado com longas orações, campanhas, jejuns exarcebados, mas sim  em um coração cheio de amor, fé, santidade, bondade e obediência.

Comentários

Comentários

 

Tel: +55 (11) 2097-2787
E-mail: contato@insjesuscristo.com.br

Compartilhe : Siga-nos : 
Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo ® 2013 - Todos os Direitos Reservados   Web Design Masters da Web